domingo, 17 de abril de 2011

Hoje


Hoje....

É tão simples e complexo falar sobre o hoje...

Até porque o hoje se baseia no ontem e você pode projetar no hoje, o amanhã.

As vezes olho em volta e mesmo cercado de várias pessoas me sinto só, focado em um pensamento específico que me faz pensar como poderia ser caso algumas atitudes não fossem tomadas.

É curioso, mas no hoje você não tem a percepção do que acontece ontem  mas observa o tamanho do que realizou no ontem.

Infelizmente, não tem como ter uma máquina do tempo para reverter e nem uma para prever as consequências de certos atos.

Porém se pode chegar a um acerto após algumas constatações. Deixar tudo mal resolvido não leva a nada e só prejudica o amanhã.

Se você tem a chance hoje, de consertar o que fez de errado ontem seu amanhã será bem melhor.

Esta sequencia de dias são como uma bola de neve. O que se inicia ontem, cresce hoje e aumenta amanhã. 

Cabe a você saber quando e como controlar isso para que algo que era tão pequeno se torne tão grande a ponto de abandonar de vez os planos que você fez.

Isto serve para o seu dia a dia em qualquer varíavel do que possa viver. Seja no trabalho, nos estudos, em um relacionamento.

Se abra para si mesmo, orgulho não leva a nada. Por mais certo ou errado que você esteja, caso acredite que o que está errado pode ser acertado vá em frente que o resultado terá boas chances de ser satisfatório.

É fifty/fifty… Meio a meio... Você tem iguais condições de se ver bem ou se ferrar de vez...

Tente, ouse, não tenha medo de ser feliz. 

O melhor de tudo isso é chegar ao final e dizer independente do que aconteça:

- Eu fiz e agora sei o resultado!

Ser otimista faz bem, porém ser realista é melhor ainda. Seja você, não vista máscaras para agradar ninguém. 

Um sorriso branco por melhor intencionado que possa ser deixa feio qualquer ambiente desde que seja falso, porém um sorriso verdadeiro mesmo que amarelo é capaz de transformar!

O hoje é o hoje, independente do ontem ou do amanhã. Saiba investir no que vive agora para olhar para o ontem com certo saudosismo e vislumbre o amanhã como uma possibilidade de melhorar cada vez mais.

terça-feira, 22 de março de 2011

Recomeço....

Bom meu fiel amigo...

É hora de recomeçar!

Sabe quando está adormecido e chega a hora de levantar e dizer para si mesmo:


É chegada a tão sonhada hora do recomeço, acorde pois temos muito a viver!

Pois bem, estou recomeçando....

Uma nova casa chegou, um novo amor está por vir, minha mãe ta se recuperando e meu filho tá cada vez mais lindo...

Como diz uma sábia música, recomeçando das cinzas vou recompondo a paisagem, uma paisagem bela que não acreditava mais que fosse surgir a minha frente.

Estou pronto para o novo desafio meu terapeuta E VOU CAIR PRA DENTRO!

Até mais e brindemos um novo começo...

Atrasado...


Bom...
Sábado de sol e eu na estrada. Amanhã (27/02/2011) se completam os 40 dias e acredito que tudo o que pudesse ter feito, fiz.

É curioso você olhar para trás e perceber a trajetória que vai além dos 40 dias. Você dobrar a quantidade de dias e perceber que se vivia algo tao bonito que não existe mais faz acreditar que as vezes é bom viver uma ilusão, um sonho. O duro é acordar e perceber a realidade.

Outro dia ví a sequencia de filmes de Rocky Balboa e hoje, retornei para alguns ensinamentos dele que são expressados no filme. Em um deles, Rocky diz que a vida é dura e que não importa o tamanho do desafio, você tem que partir para cima sem medo e nunca desistir. A vida infelizmente não é um conto de fadas, onde você terá seu reino e seu castelo livre de monstros, dragões e etc. A vida é feia, suja, difícil e cabe a todos nós embelezá-la, limpá-la e tornar mais agradável de se viver. Acrescento ainda que a vida é como um diamante bruto. Você olha ele cheio de lama no garimpo e não dá nada, mas tratando bem você verá a pedra mais bela da sua vida!

É complicado na véspera dos 40 dias olhar e ver que não valeu a pena. Posso dizer que valeu a pena! Foi um aprendizado e tanto, um desafio que não acreditava ter o esperado êxito, mas que me fortaleceu. Hoje, mesmo com o resultado não digo que sou um perdedor, que perdi alguma coisa. Digo que sou um vencedor, que conquistei mais do que esperava e posso falar com toda a certeza que quem perdeu não fui eu.

É hora de levantar a cabeça, seguir em frente e ir com a certeza de que coisas boas, pessoas boas, ocasiões boas me esperam. Como disse outro dia em uma das diversas postagens, não temo o novo e gosto de desafios.

Além do desafio dos 40 dias, tenho um outro desafio enorme que é o de cuidar da pessoa que cuidou de mim durante um bom tempo : minha mãe. Existe uma pressão enorme visando o pouco que ela tem e eu protejo. Me sinto como aqueles guardiões de tesouros onde os mesmos tem que dar a própria vida pela segurança do tesouro.

Pois bem meu amigo, minha mãe está doente. Debilitada, mal fala, mal levanta. É incrível como uma mulher tão forte está do jeito que está. Oro todos os dias para que ela se saia bem dessa. Ela é a única mulher que tenho e além de meu pequeno príncipe, é um amor verdadeiro que tenho.

Por um ato solitário, neste sábado de sol resolvi viajar. Resolvi ir para longe, pegar a estrada em busca do meu auto-conhecimento. No foco dos problemas minha cabeça fica desnorteada e fico sem ação para fazer qualquer coisa, seja relacionada ao objetivo dos 40 dias, seja para resolver as coisas de minha mãe.

Relacionado aos 40 dias, tenho vontade de mandar um simples torpedo falando EU TE AMO! Mas me falta coragem para tal. O que tinha que fazer para expressar o que sinto já fiz, não há mais nada a fazer. É lamentável construir uma caixa e ela não chegar no destino certo. Me sinto mal com isso. 40 dias produzindo um plano que não deu certo.

Já para minha mãe, reservo boas expectativas para sua recuperação e planejo algo bom para ela que certamente mudará sua vida.

Bom caro amigo, meu terapeuta. Não sei mais o que falar, agora estou em um ônibus a caminho de uma cidade com belas praias aqui no Rio de Janeiro. Planejo passar 4 dias refletindo sobre a vida que levo e possíveis soluções para ela. Semana que vem começa outra guerra : minhas aulas! E espero que desta vez consiga atingir a meta do tão sonhado diploma. Vai ser bom para mim, tenho a certeza disso! Conhecerei pessoas novas, desde alunos, funcionários, professores... Terei novas experiências, novas viagens e um novo trabalho, já que farei parte de um grupo de pesquisa de uma conceituada professora na faculdade.

Estou indo para o paraíso! Vou curtir o que o sol e a lua tem para me dar, sem querer lamuriar a respeito de qualquer coisa que venha a me incomodar. Estou em off, 4 dias off! Desligado de tudo e de todos visando voltar um novo homem, renovado.

Sem mais meu amigo termino dizendo o mesmo de sempre:

Até mais!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Momento cultural...

Meu caro amigo terapeuta, hoje retorno para declamar simples palavras, porém verdadeiras...

Que sirva para o dia...


E assim começa...


Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma;

E você aprende que amar não significa apoiar-se e que a companhia nem sempre significa segurança;
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto para os demais planos;
E o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
Algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-la de vez em quando e
 Você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para construir confiança,
E apenas segundos para destruí-la;
E que você pode fazer coisas em um instante,
Das quais se arrependerá o resto da vida.
E aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias;
E o que importa não é o que você tem na vida,
Mas quem você tem na vida;
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar os amigos,
Se compreendermos que os amigos mudam;
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada,
E terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
São tomadas de você muito depressa,
Por isso devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas;
Pode ser a ultima vez que a vejamos.
Aprende que as circunstâncias e o ambiente tem influência sobre nós,
Mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não deve se comparar com os outros,
Mas com o melhor que você pode ser.
Descobre que leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser,
E que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo;
Mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla os seus atos, ou eles o controlarão;
E que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
Pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
Sempre existem dois lados.
Aprende que os heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
Enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai,
É uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve, e com o que você aprendeu com elas,
Do que com quantos aniversários você já celebrou.
Aprende que há mais do seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva;
Mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que o ame,
Não significa que este alguém não o ame com tudo  que pode,
Pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem demonstrar ou viver isto.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
Algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo.
Aprende que com a mesma sinceridade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
O mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás,
Portanto plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...
Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.
Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar,
Se não fosse o nosso medo de tentar.”
(William Shakspeare)


Assim, me despeço dos 40 dias com o sentimento de dever cumprido.Sem esperar nada do que pudesse vir do outro lado. Um dia o valor será reconhecido e será tarde demais...

Até mais!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Surpreender e surfar ... 2 excelentes associações para assuntos variados....

Surpreender...

Esta palavra com 11 letras remete a vários significados, porém no “pai dos burros” os mais apropriados são:

surpreender
v. tr.
1. Tomar de surpresa, vir de improviso sobre.
2. Aparecer inopinadamente diante de; apanhar descuidado a.
3. Fig. Causar surpresa, causar admiração.

Pois bem meu querido amigo, meu terapeuta das palavras. Venho aqui conversar a respeito de tal palavra.

Mas antes, lançarei um breve retrospecto do que tal palavra significa para mim.

Quando criança, gostava de surpreender meus pais e meu irmão com atitudes nas quais não esperavam. Não quero falar aqui que fui uma criança peralta, até fui uma criança tranquila mas volta e meia vinha com uma que os deixava de queixo caído. Tomei gosto por atitudes assim e segui surpreendendo.

Na adolescência, um gesto negativo surpreendeu meus pais. Por conta de 2 professores, no fim do ano letivo os mesmos descobriram que além de ter sido reprovado, perdi minha vaga na escola. Já era taxado por alguns como um derrotado por isso, mas resolvi surpreender. Voltei a estudar, terminei o ensino médio, passei para o Corpo de Fuzileiros Navais, entrei para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (que para o curso que frequento tem o melhor currículo do estado do Rio de Janeiro) e estou prestes a entrar no mestrado com projeto aprovado não só pela instituição de ensino como pela Petrobrás! Foi uma surpresa e tanto essa virada para quem achava que um menino franzino que gostava de surfar e jogava futebol em clubes querendo ser profissional (não sei se você sabe meu terapeuta, mas joguei em 4 clubes: América, Madureira, Fluminense e Flamengo) seria apenas mais um derrotado que não tivesse força para lutar. Falando em futebol, com uma passagem comprada para a Itália e com contrato pré-assinado com um clube italiano, ferrei meu joelho e minha força de vontade surpreendeu até quem achava que teria dificuldades para andar com as 2 pernas. Fora isso, passei 8 meses fazendo tratamento para um tumor no cérebro sem necessidade e minha força de vontade surpreendeu a todos quando disse que nada tinha e quando veio o resultado de um exame, realmente nada tinha!

Pois bem...Gosto de surpreender.

E nada mais do que justo surpreender alguém que certamente nem sabe que seria capaz de fazer isso.

Ontem, depois de 1 semana planejando, coloquei em prática um plano que talvez seja uma daquelas surpresas que posso não esquecer, tanto positivamente, quanto negativamente. Não o fiz pensando no que viria, o fiz pensando na minha meta, na minha satisfação pessoal. Não pensei na consequência, pensei em estar bem comigo mesmo.

Como bem sabe, eu tenho uma meta de 40 dias. Lí um livro e agora estou bem perto do final. Nele, aprendi coisas que ao meu ver são mais que importantes para o desenvolvimento e amadurecimento pessoal no quesito relacionamento. Com ele, aprendi e deletei hábitos que outrora me prejudicavam e por sua vez, me afastavam de quem gostava.

A surpresa que se deu inicio no primeiro dia dos 40 e culminou em ontem julgo ser bem sucedida. Até porque tudo se encaixou no cronograma esperado e confesso, quase não deu certo por questões de horário (cheguei ao correio as 16:58). Enviar uma caixa e dentro dela ir esperança, alívio não tem preço. Minha esperança transcende qualquer coisa, meu objetivo de ser feliz! Seja sozinho ou acompanhado. Na vida aprendi que se podemos fazer com que algo seja consertado e tenha conserto, porque não tentar? Se manter quieto, visando o momento oportuno para agir me capacitou a ter paciência para chegar até onde cheguei. E acredito que tal surpresa, surpreenderá a quem desejo surpreender mesmo sem esperar qualquer reação.  Na vida, você só sabe no que vai dar a sua atitude se tentar e assim relato que se não tentar, você será um eterno covarde que teme a qualquer coisa e por consequência, não viverá o que a vida tem para te oferecer em sua plenitude.

Se hoje acredito em um amor, é porque sei que ele é possível! Mas o impossível também me atrai e confesso que o que ainda me move nesta vida não é a atração pelo possível e sim pelo impossível. Você viver uma vida inteira querendo completar possibilidades em sua vida te faz ter uma vida remota, sem graça! Viver em busca do impossível te faz ter a vida, o fogo, o estímulo de conseguir (não de tentar) o que almeja sem medo do que virá a sua frente.

Certa vez, me perguntaram porque gostava de surfar em ondas de mais de 2 metros e meio de altura. Respondi que se surfasse uma de meio metro não teria tanta graça por conta do desafio, mas o surf seria muuuuuito divertido, seria sem compromisso, sem aquele friozinho na barriga. Já você surfando uma onda de 3 metros (o que é impossível para muita gente) tem a responsabilidade  de sobreviver, e sobrevivendo você sai da água com aquela satisfação de ter conseguido algo que ao seu ver seria impossível. Porém você teve a coragem de se jogar mar adentro, sair do mar e gritar que independente do que acontecesse, você foi lá e fez!

Engraçado! Hoje, vivo essa situação. Mas uma situação que não afeta a minha vida mas sim meu coração. Entrei em um mar agitado, peguei meu melhor material e resolvi desbravar um oceano em busca do amor que acredito que seja aquele que Deus separou, nestes quase 29 anos, para mim. Estou entrando em um mar desconhecido, onde qualquer descuido não seria favorável para o meu coração. Me preparei e estou pronto para o que der e vier! Se o que planejo seja concretizado, a emoção será semelhante ao dia em que surfei minha melhor onda, caso negativo, será como o dia em que quase morri em um mar com ondas de quase 4 metros de altura mas não desisti. Não desisti de lutar pela minha vida e nesta situação a parte, não desistirei de ser feliz ao lado de alguém que venha a me amar.

Surpreender sem esperar uma reação é legal! Não cria expectativas em torno do que você fez. Quando você faz algo, tem a possibilidade do sim e do não e saber disso, aceitar isso, te enobrece. Falo assim porque pessoas só querem saber do interesse delas sem querer saber o que o outro lado pode vir a pensar a respeito de suas atitudes.

Assim, meu caro terapeuta....Ao que fiz nada espero...O que fiz me aliviou a alma, meu coração que antes estava pesado e reacendeu a chama de querer viver intensamente tudo o que Deus propor para mim...Seja com ou sem a pessoa em questão...Que sejam novamente sejam brindados os 40 dias, que me proporcionaram uma melhor reflexão e ação ao ato de surpreender sem esperar nada, mas com o compromisso de ter feito o melhor de si para atingir o objetivo e acumulando assim, mais um aprendizado.


Sem querer ser  tão convicto de um possível sucesso com minha atitude, o que busco simplesmente com tal surpresa é um sorriso. Mas não apenas um sorriso de meia boca, mas um simples, belo e estonteante sorriso.  Como comecei meu breve relato com uma palavra e seu significado em um dicionário,sei que não busco nada com tal surpresa, mas um sorriso cairia muito bem até porque defendo a idéia de que "um sorriso no rosto vale mais que mil palavras...e as vezes o dicionario inteiro..." E o sorriso de quem quero surpreender é o mais belo que já ví em toda a vida frente aos meus olhos.

Até a próxima!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1 mês...



Bom dia meu querido terapeuta, como vai?

Hoje venho falar de tempo.......Tempo,tempo,tempo,tempoooo....

1 mês, 30 dias, 720 horas, 43.200 minutos, 2.592.000 segundos.

Nesse exato momento, estes números se encontram e formam 1 mês de um sonho que vivi.

Passo a observar o tempo com uma nova ótica, uma nova percepção.

Vejo que o tempo pode ser seu inimigo ou amigo como qualquer ser humano ao seu lado. Aprendi nesse último mês que ficar estático e esperar é a melhor solução e que bons ventos podem soprar sem que você perceba.

Observo várias coisas e percebo que um mês é pouco mesmo parecendo uma eternidade. Gostaria de pensar, daqui a um tempo que este mês foi o mês da vitória, onde minhas decisões, planos e objetivos foram corretos e suas conseqüências. Porém, independente do que aconteça de agora em diante tenho a certeza que sou um vencedor pois lutar e se manter em pé é uma virtude dos vitoriosos após uma batalha. Uma batalha pela sobrevivência no amor, no profissional, no âmbito familiar e em todos os outros aspectos.

É bom chegar ao fim de um mês, ver que cheguei aqui e estou feliz mesmo não tendo as coisas que realmente quero. Meu terapeuta, sei que o tempo é meu amigo e se aguentei chegar até aos 30 dias, tem mais uma saga de 10 dias para que os 40 dias realmente tenham valido a pena. Estando como e com quem quero ou não.

Obrigado pela atenção meu terapeuta e brindemos os 40 dias.

Forte abraço!