quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Surpreender e surfar ... 2 excelentes associações para assuntos variados....

Surpreender...

Esta palavra com 11 letras remete a vários significados, porém no “pai dos burros” os mais apropriados são:

surpreender
v. tr.
1. Tomar de surpresa, vir de improviso sobre.
2. Aparecer inopinadamente diante de; apanhar descuidado a.
3. Fig. Causar surpresa, causar admiração.

Pois bem meu querido amigo, meu terapeuta das palavras. Venho aqui conversar a respeito de tal palavra.

Mas antes, lançarei um breve retrospecto do que tal palavra significa para mim.

Quando criança, gostava de surpreender meus pais e meu irmão com atitudes nas quais não esperavam. Não quero falar aqui que fui uma criança peralta, até fui uma criança tranquila mas volta e meia vinha com uma que os deixava de queixo caído. Tomei gosto por atitudes assim e segui surpreendendo.

Na adolescência, um gesto negativo surpreendeu meus pais. Por conta de 2 professores, no fim do ano letivo os mesmos descobriram que além de ter sido reprovado, perdi minha vaga na escola. Já era taxado por alguns como um derrotado por isso, mas resolvi surpreender. Voltei a estudar, terminei o ensino médio, passei para o Corpo de Fuzileiros Navais, entrei para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (que para o curso que frequento tem o melhor currículo do estado do Rio de Janeiro) e estou prestes a entrar no mestrado com projeto aprovado não só pela instituição de ensino como pela Petrobrás! Foi uma surpresa e tanto essa virada para quem achava que um menino franzino que gostava de surfar e jogava futebol em clubes querendo ser profissional (não sei se você sabe meu terapeuta, mas joguei em 4 clubes: América, Madureira, Fluminense e Flamengo) seria apenas mais um derrotado que não tivesse força para lutar. Falando em futebol, com uma passagem comprada para a Itália e com contrato pré-assinado com um clube italiano, ferrei meu joelho e minha força de vontade surpreendeu até quem achava que teria dificuldades para andar com as 2 pernas. Fora isso, passei 8 meses fazendo tratamento para um tumor no cérebro sem necessidade e minha força de vontade surpreendeu a todos quando disse que nada tinha e quando veio o resultado de um exame, realmente nada tinha!

Pois bem...Gosto de surpreender.

E nada mais do que justo surpreender alguém que certamente nem sabe que seria capaz de fazer isso.

Ontem, depois de 1 semana planejando, coloquei em prática um plano que talvez seja uma daquelas surpresas que posso não esquecer, tanto positivamente, quanto negativamente. Não o fiz pensando no que viria, o fiz pensando na minha meta, na minha satisfação pessoal. Não pensei na consequência, pensei em estar bem comigo mesmo.

Como bem sabe, eu tenho uma meta de 40 dias. Lí um livro e agora estou bem perto do final. Nele, aprendi coisas que ao meu ver são mais que importantes para o desenvolvimento e amadurecimento pessoal no quesito relacionamento. Com ele, aprendi e deletei hábitos que outrora me prejudicavam e por sua vez, me afastavam de quem gostava.

A surpresa que se deu inicio no primeiro dia dos 40 e culminou em ontem julgo ser bem sucedida. Até porque tudo se encaixou no cronograma esperado e confesso, quase não deu certo por questões de horário (cheguei ao correio as 16:58). Enviar uma caixa e dentro dela ir esperança, alívio não tem preço. Minha esperança transcende qualquer coisa, meu objetivo de ser feliz! Seja sozinho ou acompanhado. Na vida aprendi que se podemos fazer com que algo seja consertado e tenha conserto, porque não tentar? Se manter quieto, visando o momento oportuno para agir me capacitou a ter paciência para chegar até onde cheguei. E acredito que tal surpresa, surpreenderá a quem desejo surpreender mesmo sem esperar qualquer reação.  Na vida, você só sabe no que vai dar a sua atitude se tentar e assim relato que se não tentar, você será um eterno covarde que teme a qualquer coisa e por consequência, não viverá o que a vida tem para te oferecer em sua plenitude.

Se hoje acredito em um amor, é porque sei que ele é possível! Mas o impossível também me atrai e confesso que o que ainda me move nesta vida não é a atração pelo possível e sim pelo impossível. Você viver uma vida inteira querendo completar possibilidades em sua vida te faz ter uma vida remota, sem graça! Viver em busca do impossível te faz ter a vida, o fogo, o estímulo de conseguir (não de tentar) o que almeja sem medo do que virá a sua frente.

Certa vez, me perguntaram porque gostava de surfar em ondas de mais de 2 metros e meio de altura. Respondi que se surfasse uma de meio metro não teria tanta graça por conta do desafio, mas o surf seria muuuuuito divertido, seria sem compromisso, sem aquele friozinho na barriga. Já você surfando uma onda de 3 metros (o que é impossível para muita gente) tem a responsabilidade  de sobreviver, e sobrevivendo você sai da água com aquela satisfação de ter conseguido algo que ao seu ver seria impossível. Porém você teve a coragem de se jogar mar adentro, sair do mar e gritar que independente do que acontecesse, você foi lá e fez!

Engraçado! Hoje, vivo essa situação. Mas uma situação que não afeta a minha vida mas sim meu coração. Entrei em um mar agitado, peguei meu melhor material e resolvi desbravar um oceano em busca do amor que acredito que seja aquele que Deus separou, nestes quase 29 anos, para mim. Estou entrando em um mar desconhecido, onde qualquer descuido não seria favorável para o meu coração. Me preparei e estou pronto para o que der e vier! Se o que planejo seja concretizado, a emoção será semelhante ao dia em que surfei minha melhor onda, caso negativo, será como o dia em que quase morri em um mar com ondas de quase 4 metros de altura mas não desisti. Não desisti de lutar pela minha vida e nesta situação a parte, não desistirei de ser feliz ao lado de alguém que venha a me amar.

Surpreender sem esperar uma reação é legal! Não cria expectativas em torno do que você fez. Quando você faz algo, tem a possibilidade do sim e do não e saber disso, aceitar isso, te enobrece. Falo assim porque pessoas só querem saber do interesse delas sem querer saber o que o outro lado pode vir a pensar a respeito de suas atitudes.

Assim, meu caro terapeuta....Ao que fiz nada espero...O que fiz me aliviou a alma, meu coração que antes estava pesado e reacendeu a chama de querer viver intensamente tudo o que Deus propor para mim...Seja com ou sem a pessoa em questão...Que sejam novamente sejam brindados os 40 dias, que me proporcionaram uma melhor reflexão e ação ao ato de surpreender sem esperar nada, mas com o compromisso de ter feito o melhor de si para atingir o objetivo e acumulando assim, mais um aprendizado.


Sem querer ser  tão convicto de um possível sucesso com minha atitude, o que busco simplesmente com tal surpresa é um sorriso. Mas não apenas um sorriso de meia boca, mas um simples, belo e estonteante sorriso.  Como comecei meu breve relato com uma palavra e seu significado em um dicionário,sei que não busco nada com tal surpresa, mas um sorriso cairia muito bem até porque defendo a idéia de que "um sorriso no rosto vale mais que mil palavras...e as vezes o dicionario inteiro..." E o sorriso de quem quero surpreender é o mais belo que já ví em toda a vida frente aos meus olhos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário